sexta-feira, 31 de maio de 2013

Parque das Ruínas - Carolyne Blois

O Parque das Ruínas, localizado no bairro de Santa Teresa, situa-se no terreno de um casarão que já recebeu pessoas ilustres como Villa Lobos e a dançarina Isadora Duncan em sua época áurea, no início do século 20. Hoje recuperado, é um espaço que promove atividades culturais.

No local, a principal atração é a casa com o mirante. A casa teve suas ruínas aproveitadas em composição com novas estruturas metálicas, que criam caminhos e escadas, por onde se pode caminhar no interior do casarão, subindo de nível a nível até chegar ao terraço e mirante de onde tem-se uma bela vista da cidade . Após observar as vistas e explorar todo aquele espaço, existe também no local um Bar-Café Lanchonete.Também conta com uma pequena praça, um palco, uma galeria, auditório e sanitários. Abaixo o casarão onde situase o mirante do Parque das Ruínas, no ultimo pavimento da mesma. Neste local do mirante, sua antiga proprietária promovia movimentados saraus que agitavam as noites do início do século 20.

As escadas e pontes em estruturas metálicas, que são obras recentes para revigoração do local, levam a percorrer a antiga construção até chegar ao ultimo pavimento, onde se instala o mirante com ampla vista para a Cidade do Rio de Janeiro e Baía de Guanabara. Ao caminhar pelo interior da construção, onde as paredes ficam aparentes em alvenaria, tem-se uma verdadeira aula de método construtivo de sobrados do início do século 20.

História do Casarão

Na casa construída no terreno que hoje é chamado parque das ruínas, sua antiga proprietária, Laurinda Santos Lobo comandava um dos mais efervescentes salões da Belle Époque carioca. Gostava de reuniões sociais, e em sua casa organizava seus saraus, onde entretinha seus convidados com música, dança, poesia, e um impecável serviço de cozinha. 

Grandes personagens e celebridades internacionais que estiveram de passagem pelo Rio quando era então capital da República visitaram e fizeram brilhar os salões da casa. Entre estas celebridades, destaca-se Isadora Duncan, pioneira da dança moderna que se apresentou no Teatro Municipal em 1916 e o escritor Anatole France. O brasileiro e também mundialmente conhecido Heitor Vila Lobos, frequentou os salões e lá tocou. Em homenagem a Laurinda, Heitor Villa Lobos compôs a peça Quattour -Impressões da Vida Mundana. 

O Centro Cultural Parque das Ruínas funciona como espaço nobre para a cultura da cidade do Rio de Janeiro. O Parque é ligado à Secretaria das Culturas do Rio de Janeiro e realiza shows, peças de teatro e exposições. Tem área aproximada de 1200 m² e localiza-se na Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa.  Aberto de Terça à Domingo, das 08h às 20h.
O acesso é feito por carro (subir pelas ruas Cândido Mendes, na Glória, Monte Alegre, no Bairro de Fátima ou Joaquim Murtinho, na rua do Riachuelo. Seguir os trilhos do bonde), ônibus (linhas 214 e 206), mototaxis (partindo da Rua Riachuelo, no Bairro de Fátima) e táxis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário