segunda-feira, 3 de junho de 2013

Parque da Quinta da Boa Vista - Carmen Lopes

O Parque da Quinta da Boa Vista fica localizado em São Cristóvão, Zona Norte do Rio de Janeiro. O parque possui 155 mil m² e conserva as características do projeto original de 1869, do paisagista francês Auguste Marie Glaziou. O parque da Quinta da Boa Vista é belíssimo e possui imensurável valor histórico. 

O local foi residência da Família Real Portuguesa, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1938. Foi no antigo Palácio de  São Cristóvão, que nasceram, entre outros, D. Pedro II, a Rainha D. Maria da Glória II e a Princesa Isabel.

Nos jardins do parque há pontes, cascatas, lagos, lugar ideal para passeios e piqueniques. Em relação à arquitetura, destacam-se o Templo de Apolo, o busto de Glaziou, as estátuas em bronze de D. Pedro II e da Imperatriz Leopoldina, além de um pagode japonês (tipo de templo).  

É necessário no mínimo um dia inteiro para conhecer o parque, onde se situam o Museu Nacional, o Jardim Zoológico e o Museu da Fauna. É possível alugar pedalinhos para passear pelo lago, além de alguns tipos de canoas. Pode-se também alugar bicicletas e triciclos. Vale a pena conhecer o Restaurante da Quinta da Boa Vista que fica em frente ao Jardim Zoológico. Ele está instalado onde funcionava a antiga capela da residência da Família Real Portuguesa.  A capela da Quinta foi transformada em restaurante em 1954. O cardápio é variado e possui pratos típicos da culinária portuguesa.

História: 

Nos séculos XVI e XVII, a área onde atualmente se localiza a Quinta da Boa Vista, pertencia aos Jesuítas. Com a expulsão da Ordem, em 1759, a propriedade foi desmembrada, passando à posse de particulares.  Em 1808, ano da chegada da Corte Joanina ao Brasil, a Quinta pertencia ao comerciante português Elias Antônio Lopes, que havia feito erguer, por volta de 1803 o casarão sobre a colina, da qual se tinha uma boa vista da aía de Guanabara. Com a chegada da família real portuguesa, Elias doou a propriedade ao Príncipe- regente D. João Maria de Bragança, que decidiu transformá-la em residência real.

Endereço: Avenida Pedro II, s/n- São Cristóvão. 
Tel: (21) 2234-1181
Horário de Funcionamento: de 6:00 às 18:00.

Meios de Transporte utilizados:

Ônibus: Centro- São Cristóvão: linha 284
Zona Sul- São Cristóvão: linhas 460, 461, 462 e 463- Nas principais avenidas do Leblon, Ipanema, Copacabana, descer no ponto final (estação do Metrô São Cristóvão e atravessar a ponte para o lado esquerdo em direção a Quinta da Boa Vista).

Metrô: Linha 2- Estação São Cristóvão- atravessar a ponte para o lado esquerdo, em direção a Quinta da Boa Vista.




Nenhum comentário:

Postar um comentário